Trânsito
e vida

Apresente suas ideias para a redução de acidentes de trânsito em um vídeo de até dois minutos.

Tema

Trânsito e Vida

Diante de tantos acidentes de trânsito que acontecem no dia a dia, existe um item fundamental que poderia evitar grande parte desses casos, chamado educação de trânsito. Como todos sabem, existem leis de trânsito, mas é mais comum do que se imagina ver motoristas, pilotos, ciclistas e pedestres descumprindo essas regras.

A Federação Internacional do Automobilismo – FIA, preocupada com o cenário atual de acidentes viários em todo o mundo, listou as suas Dez Regras de Ouro com o objetivo de conscientizar pessoas de que certas atitudes responsáveis podem salvar vidas. São elas:

  1. Todos os passageiros devem usar o cinto de segurança;
  2. Todos devem respeitar os limites de velocidade;
  3. É obrigação de todos respeitarem as leis de trânsito;
  4. Cuide dos pneus e preserve pela integridade deles;
  5. Nunca ingira bebida alcoólica se for dirigir ou se estiver dirigindo;
  6. Existem assentos específicos para crianças. Proteja-as;
  7. Nunca utilize o telefone celular enquanto dirige;
  8. Se estiver com sono, é melhor não dirigir;
  9. Sempre use capacete em veículos de duas rodas;
  10. Seja gentil no trânsito e respeite os motoristas, os pedestres e os ciclistas.

Agora pense:

O que se pode fazer para que o Brasil veja esse cenário de desrespeito às leis de trânsito mudar? O que a sociedade tem a contribuir e sugerir para que o dilema do trânsito seja alterado para um quadro de mais respeito à vida? Como podemos evitar acidentes e mortes causados no trânsito? Como educar as crianças e seus pais a respeito da boa convivência na rua e na estrada?

Tente responder essas e outras possíveis questões sobre o tema com seu vídeo, apresentando uma visão crítica e construtiva de forma que, além de participar do Festival Curta com Vida, estará colaborando na construção de um Brasil com menos acidentes de trânsito.