Trânsito
e vida

Apresente suas ideias para a redução de acidentes de trânsito em um vídeo de até dois minutos.

News

Prevenção no trânsito, atitude que salva vidas

O Brasil entre os 10 países mais violentos no trânsito, de acordo com relatório da ONU.

Você está atento à saúde do seu veículo? Convido você a fazer uma breve reflexão sobre o assunto, afinal o trânsito cada vez mais intenso e o comportamento de muitos motoristas têm sido grandes responsáveis pelos altos índices de acidentes e mortalidade. É preocupante esta realidade mundial, que coloca o Brasil entre os 10 países mais violentos no trânsito, de acordo com relatório da ONU (Organização das Nações Unidas).


Agir para reverter esse quadro é extremamente urgente e necessário. Para alertar a sociedade a respeito desta problemática e contribuir com a conscientização da população sobre os perigos do trânsito, foi criado o Maio Amarelo - um movimento mundial que segue a mesma tendência de iniciativas que fazem a diferença, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que têm como foco a saúde do cidadão.


Prevenção é a palavra-chave em todas estas ações. Contudo, quando pensamos em atitudes referentes ao trânsito, não consideramos este aspecto como deveríamos. Costumeiramente relacionamos os acidentes em estradas, avenidas e ruas às imprudências dos condutores, como alta velocidade, desrespeito as leis de trânsito e embriaguez. É óbvio que esses são fatores de alta relação em diversos casos, mas muito mais que isso, o tema prevenção precisa ser refletido de forma mais ampla, afinal, interfere na preservação de vidas.


Os veículos devem estar com seu funcionamento adequado para evitar transtornos. Assim, é importante que seja realizada a manutenção preventiva com regularidade para averiguar a “saúde” de carros, caminhões e motos. Nada adianta ter o veículo mais tecnológico e seguro se não realizar a manutenção apropriada, ou seja, estar com pastilhas gastas, pneus fora das especificações, níveis de fluidos abaixo do mínimo, além de outros fatores que podem ocasionar pane no automóvel e, consequentemente, acidentes. Por isso, é tão importante visitar oficinas mecânicas para conferir os principais itens com o objetivo de manter o sistema do veículo em pleno funcionamento. Quando a manutenção é preventiva, a segurança financeira também se mantém, pois é mais econômica em relação à manutenção corretiva, ou seja, realizada apenas quando os problemas ocorrem. 


Também é preciso entender que prevenção significa utilizar os sistemas e tecnologias de segurança disponíveis no mercado e mantê-los funcionando dentro dos parâmetros definidos pelos fabricantes e praticar diariamente a direção defensiva. Neste âmbito, existem no mercado tecnologias e soluções automotivas com a finalidade de prevenir acidentes e a reduzir riscos no trânsito, como os sistemas de controle de frenagem ABS para carros e motos e o ESP - sistema de segurança ativa que ajuda evitar em até 80% os acidentes causados por derrapagens. Além disso, também já foram desenvolvidos sistemas de assistência ao condutor, que desempenham múltiplas funções e proporcionam uma direção mais segura e confortável em diferentes situações do trânsito. São sistemas que automaticamente mantêm uma distância segura do carro da frente e que guiam o veículo por espaços mais estreitos do estacionamento e avisam o motorista em caso de situações críticas, por exemplo.

Assim, é preciso estar atento à saúde do veículo e condições de prevenção tanto quanto é necessário prevenir e cuidar da saúde do corpo. Dê atenção ao Maio Amarelo: um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos.


Daniel Angelo, formado em engenharia de controle e automação pela Unicamp e gerente de Conceito de Oficinas da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch


Maio/2015

Compartilhar

outras news