Trânsito
e vida

Apresente suas ideias para a redução de acidentes de trânsito em um vídeo de até dois minutos.

News

Bosch desenvolve pedal de acelerador ativo que alerta motorista para economizar combustível e evitar riscos no trânsito

A pressão gerada pelo pé do motorista no acelerador é responsável por um quarto do consumo de combustível.

A pressão gerada pelo pé do motorista no acelerador é responsável por um quarto do consumo de combustível. Até agora, a única coisa que poderia ser feita em relação a isso era dirigir suavemente e adotar estrategias de condução ecológica. Agora, porém, a Bosch desenvolveu uma tecnologia de pedal de acelerador ativo, que emite uma vibração suave para avisar aos motoristas quando eles estão pisando muito fundo. “O pedal de acelerador ativo da Bosch ajuda a economizar combustível e também alerta para situações de risco", afirma Stefan Seiberth, presidente mundial da divisão de Gasoline Systems da Robert Bosch GmbH. Assim, se o veículo conta com um sistema de assistência ao condutor, o pedal se torna um indicador de alerta: em conjunto com o sistema de navegação ou com uma câmera que reconhece os sinais de trânsito, a inovação da Bosch emite um sinal de alerta tátil aos condutores se, por exemplo, eles estão se aproximando de uma curva perigosa em alta velocidade.


Com foco na economia de combustível, o pedal de acelerador ativo da Bosch auxilia os motoristas a acelerarem o veículo com mais suavidade, fato que possibilita reduzir o consumo em até 7%. Dessa forma, as emissões de CO2 também são proporcionalmente menores. Isto acontece porque o pedal do acelerador pode ser conectado com outras funções automotivas, como a transmissão. Até agora, os únicos indicadores para informar os motoristas sobre o melhor momento para mudar a marcha são os pequenos sinalizadores no painel de instrumento. Já o pedal de acelerador ativo indica, de forma palpável, o melhor momento para a mudança de marcha. "O pedal avisa ao motorista quando a curva de economia e aceleração se cruzam", diz Seiberth. Ainda assim, se ele quiser acelerar mais antes de trocar a marcha, basta aplicar um pouco de pressão extra no pedal.


Híbridos: aviso antecipado sobre quando motor será reiniciado

O potencial de economia de combustível adicional também está disponível em conjunto com o start-stop coasting, ou seja, quando o motor é desligado enquanto o veículo ainda está em movimento com o objetivo de economizar combustível. A estimativa da Bosch é que o motor pode ser desligado deste modo em 30% dos trajetos. Nestes casos, o pedal de acelerador ativo da Bosch pode ser ajustado para alertar o motorista sobre a oportunidade de entrar em modo coasting. Com o avanço da eletrificação do powertrain, esta tecnologia inovadora tem ainda mais benefícios para oferecer. O pedal também abre um grande potencial de economia de combustível em veículos híbridos, já que permite aos motoristas saberem quando o veículo, que está usando o motor elétrico, está prestes a rodar com o motor de combustão, para que possam aliviar a quantidade de pressão sobre o pedal do acelerador.


Entretanto, não é apenas na questão de economia de combustível que o pedal de acelerador ativo da Bosch atua. Ele também pode tornar os carros mais seguros, afinal, o inovador componente pode ser conectado com uma série de sistemas de assistência ao condutor. Em conexão com os sistemas de aviso de colisão, por exemplo, é possível criar um sinal de vibração avisando aos motoristas para não acelerarem ainda mais. Além disso, um diferencial desta tecnologia é que uma simples alteração nas parametrizações de software é o suficiente para adequar o tipo e a força de vibração do pedal às especificações das montadoras.


Pedal do acelerador conectado: sinais alertam sobre motoristas na contramão ou engarrafamentos à frente

Além das possibilidades de conectividade do inovador pedal de acelerador da Bosch já mencionadas, o acelerador também pode ser acoplado à uma câmera que reconhece os sinais de limite de velocidade. Assim, se os motoristas ultrapassarem a velocidade permitida, como forma de aviso, o pedal de acelerador irá emitir uma vibração ou exercer uma contrapressão. A conectividade também gera ainda mais oportunidades, afinal, as inovações da Bosch já são projetadas para carros que estão conectados com tudo a sua volta. Por isso, com do pedal de vibração, o carro conectado enviará avisos para o condutor sobre situações perigosas, como motoristas dirigindo na contramão, congestionamento inesperado, tráfego em cruzamentos e outros riscos ou obstáculos ao longo da rota planejada.


O webspecial com detalhes sobre o pedal de acelerador conectado da Bosch pode ser acessado em: www.bosch-gaspedal.com.


Janeiro/2016

Compartilhar

outras news